Hoje galera vou ensinar para vocês uma deliciosa e maravilhosa geleia de morangos, que você pode comer com qualquer coisa, eu como ela normalmente com queijo grana padano, pura, ou faço um sanduíche de bacon e coloco essa geleia, fica maravilhoso, sim eu teno um gosto bem esquisito pra comidas, mas enfim. Elas são muito consumidas em todo os mundo, por serem levez, doces e são super versáteis, as geleias desde muito tempo estiveram na mesa de muita gente e com toda a certeza ainda vai continuar muito presente, hoje temos uma enorme variedade delas, e com todos os sabores que você pode imaginar.
A geleia surgiu no intuito de conservação dos alimentos, na maioria deles eram as frutas. Mas tem se registros de que começou nos século 1 e eram feitas de mel e marmelo, mas sabe-se que os árabes já faziam esse tipo de conservação para fins de conservar o grande poder medicinal dos alimentos. E para você não dizer que estou falando besteira exite sim uma receita de geleia num livro que Leonardo da Vinci tina, que se chamava "Notas de Cucina de Leonardo da Vinci". Desde então a fabricação de geléias não é algo tão difícil, é somente a fruta fervida com água, açúcar e especiarias da sua preferencia.
Agora você me pergunta o que é uma CHIMIA? Bom ela vem do alemão e é bem similar a geleia (Mas a geleia não contem toda a polpa da fruta e ela é mais clara e mais gelatinosa), já a chimia pode conter alguns pedaços de frutas, porem normalmente ela é mais grossa. O que me deixa numa enorme duvida do que chamar a receita de hoje, ja que ela não fica nem tão grossa e nem muito fina, mas contem pedações de frutas. Já sei, vou dizer doce de morangos.
Ingredientes:
500kg de morangos (Sem o cabinho)
2 xícaras de açúcar cristal
1/2 xícara de água
Raspas de 1 laranja
2 paus de canela
5 cravos
2 colheres de sopa de conhaque ou rum (opcional)
1 pitada de sal
Preparo:
Em uma panela coloque todos os ingredientes (Se você achar que alguns morangos estão muito grandes pode cortar ao meio), em fogo médio/baixo deixe cozinhar até quando os morangos estiverem bem macios e o caldo ficar bem espesso mas não muito grosso, isso vai levar uns 45 minutos. Transfira o doce da panela para um pote de vidro, espere esfriar para poder guardar na geladeira e está pronto para você servir no seu café da mana, lance da tarde, vai do seu gosto dai, se quiser passar no rosto quer também fica bom, brincadeira, não que eu já não tenha feito, mas enfim.
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário