Esta receita é tão especial, pois me lembra da minha infância quando minha vó fazia bacias cheias de bolinhos de chuva, e aquilo me marcou muito ate hoje. Um bolinho de chuva feito na hora quentinho, com uma boa xícara de café ou um chimarrão no final de uma tarde chuvosa, não tem coisa melhor. Mas e você já parou pra pensar de onde vem o bolinho de chuva?
A receita é tanto tipica em Portugal como no Brasil, e a receita original era feita com farinha de mandioca e cará, a farinha de trigo era muito pouco usada na época. O nome "bolinho de chuva" se deu quando tinha tempo chuvoso e as crianças não podiam sair de casa, os bolinhos faziam o enorme sucesso entre elas pela sua maciez, seu sabor inconfundível, pois a maior característica do bolinho é sua simplicidade e facilidade.
No post de hoje vou te ensinar a fazer uma nova versão do bolinho de chuva, como todos sabem o bolinho é frito em óleo quente, nessa receita ele vai ao forno e um pequeno detalhe ele é RECHEADO.
Ingredientes:
1 ovo
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite ou nata
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Óleo para enrolar os bolinhos
Creme de chocolate e pedaços de queijo (gruyere) para o recheio
Canela e açúcar refinado
Preparo:
Pré aqueça o forno a 180ºC, em uma tigela coloque o ovo, o açúcar e as sementes de chia, e misture bem, em seguida coloque o creme de leite e o leite condensado e a canela e misture ate ficar tudo bem homogêneo em seguida coloque aos poucos a mistura de farinha e fermento em pó, a massa não pode ficar muito seca e não muito liquida. Passe óleo nas mãos e pegue uma medida de uma colher de soa de massa e coloque um pedaço de queijo e o creme de chocolate e enrole o bolinho tendo cuidado para que o recheio fique bem fechado na massa. Coloque na forma untada com farinha e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou ate que estejam dourados, depois de assados polvilhe com açúcar e canela e esta pronto, sirva com uma boa xícara de café ou uma boa cuia de chimarrão.
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário