"SE NÃO TEM PÃO?COMAM BRIOCHE" Maria Antonieta. É com essa frase que começo falando desse pão de origem francesa. Eu desde a primeira vez que provei o Brioche, fiquei apaixonado por ele, a sua maciez e a sua textura crocante te conquistam na primeira mordida. No ano de 1788, um ano antes da revolução francesa, os campos de trigo sofreram com uma terrível geada, que devastou toda a plantação. Com a destruição, gerou muita fome e revolta nos camponeses, que saíram nas ruas protestando, e exigindo pão. A Rainha Maria Antonieta, ouvindo toda essa manifestação, gritou para todos a frase "Se não tem pão? Comam brioche", revoltados com a pouca preocupação da rainha, os camponeses começaram um guerra conta a monarquia. Começou então a Revolução Francesa.
Conhecido como "Doce dos apóstolos" ou "Doce dos Profetas", e nascido na Normandia, no século XVI, a massa do brioche remete a idade média e sendo assim a massa mais antiga, fermentada que leva açúcar. Hoje em dia é um clássico das confeitarias de todo o mundo.
Ingredientes:
500gr farinha de trigo20gr fermento fresco
80gr de açúcar
3 ovos
5gr de sal
100gr de manteiga
200ml de leite integral
Preparo:
Em um tigela coloque a farinha e abra um buraco no meio, e no meio coloque os ovos, e nas laterais, o sal, o fermento, o açúcar e misture tudo muito bem (Cuide para não colocar o sal e o fermento juntos no mesmo lado, pois o sal corta o efeito do fermento). Assim que a massa estiver bem elástica, coloque a manteiga em temperatura ambiente, e misture até encorporar a manteiga na massa. em seguida coloque a massa em uma tigela e deixe ela crescer um pouco, e depois leve na geladeira por 24horas, depois faça um rolo com a massa, e faça bolinhas e coloque em formas de pão de queijo, e pincele um ovo em cima, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos, em seguida diminua o a temperatura para 140ºC e deixe por mais 15 minutos, retire do forno e coloque em uma grelha para que eles não fiquem úmidos.
Matheus Curti
Matheus Curti

Nenhum comentário:
Postar um comentário