Semana passada, estava dando um olhada no meu livro de receitas, e vi uma receita que eu já tinha feito faz algum tempo atras, mas já estava com saudades de fazer, e já tava conformado de que tinha perdido ela, a receita trata-se de um delicioso SUFLÊ DE CHOCOLATE, essa receita desde o dia que eu fiz se tornou uma das minhas preferidas.
De origem francesa, o suflê apareceu em 1826 no livro "Fisiologia do gosto" do famoso escritor e gastrônomo francês Anthelme Brillat-Savarin, a palavra suflê significa assoprado e sua receita original é na verdade salgada, tendo como sua base o molho bechamel, queijo gruyère ou emmenthal. No século XIX, Antonin Carême, o famoso "Chef dos reis", já fazia anotações sobre o prato. O suflê não passa de técnica e treino, apesar de ser um prato de poucos ingredientes, ele tem muitos segredos.
Ingredientes:
5 gemas
100gr de açúcar cristal
140gr de manteiga sem sal
150gr de chocolate em pó
5 claras
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Preparo:
Em uma tigela, coloque a manteiga e o chocolate em pó e leve em banho maria, até que tudo esteja bem misturado. Em outra tigela, misture 50gr de açúcar com as 5 claras e misture tudo muito bem, até que vire uma mistura esbranquiçada. Despeje essa mistura em cima do chocolate, e misture um pouco. Na batedeira bata as claras em neve com os outros 50gr de açúcar, até chegar em ponto de suspiro. Depois misture 1/3 das claras na mistura do chocolate e bata vigorosamente, somente até o chocolate ficar mais maleável, os restantes 2/3 misture delicadamente. Em ramekins, unte com manteiga e passe açúcar, mas não deixe excesso de açúcar, coloque a massa dentro e leve a geladeira por 1 hora, e depois leve para assar em forno pré-aquecido a 150ºC por 15 minutos. Retire do forno e sirva com uma bola de sorvete de creme.
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário