quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Gingerbread Man

Chegamos no final da temporada de receitas Natalinas, e nada mais justo que encerrar com chave de ouro, fazer um clássico do Natal, GINGERBREAD MAN, estes biscoitos tão aromáticos e deliciosos que existe, o sabor do gengibre e das especiarias deixam a casa e o seu Natal mais incríveis, além do que são uma ótima opção de decoração da árvore de natal. No Brasil não temos o costume de faze-los, porem são muito tradicionais na America do Norte. E nada melhor do que reunir os amigos e as pessoas que você mais ama e fazer essa receita, e para me ajudar na confecção dos biscoitos tive uma ajuda mais que especial das minhas amadas irmãs Bibiana Breda e Barbara Breda, muito obrigado as duas.

Existe uma certa historia um tanto quanto engraçada sobre esse biscoito, vou tentar contar pelo que que me lembro da historia. Certa vez, uma senhora já de idade, resolver fazer um biscoitinho de gengibre, para ela e seu marido, ela fez esse biscoito em forma de boneco, e quando o biscoito saiu do forno ele ganhou vida, e saiu correndo do casal de idosos que queriam come-lo, depois de correr dos do casal de velhinhos, o bonequinho de gengibre se deparou com um porco, e o porco disse que queria devorar o bonequinho, sendo assim, o boneco saiu correndo do porco e do casal de velhinhos que continuavam correndo atras dele, chegando mais a frente o boneco encontrou um cavalo, que também queria come-lo, e novamente o boneco continuou a correr do cavalo, do porco e do casal de velhinhos, chegando em uma beira de um rio, o boneco se viu sem saída, e eis que surge uma raposa, e oferece ajuda para que ele posso cruzar o rio em segurança, o boneco fica desconfiado e pede se a raposa não quer devora-lo, ela responde que não que só quer ajudar, vendo que o cavalo, o porco e o casal de velhinhos estavam chegando, o boneco se vê sem muitas opções e resolve subir nas costas da raposa, na metade do rio, a raposa diz pra ele que ele esta muito pesado e pede que ele suba na cabeça dela, mais adiante quase chegando na beirada do rio, ela pede que ele suba no focinho dela, para que ela o deixe em segurança na margem do rio, chegando na margem do rio, a raposa num golpe arremessa o boneco para cima, e com o intuito de come-lo, o boneco se agarra num galho de árvore, e a raposa em um ato de desequilíbrio, cai dentro do rio e é levada pela correnteza, e dizem que até hoje o bonequinho esta fugindo dos 5, que querem devora-lo.

Ingredientes:
Biscoito:
6 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 ovo
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar cristal
1 1/3 de xícara de melaço
3 colheres de sopa de Rum ou Cointreau
5 + 1/2 + 1/3 de xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de gengibre em pó
Noz-moscada ralada na hora
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Glacê:
1 clara de um ovo grande
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
170g de açúcar impalpável

Preparo:
Bata a manteiga com os dois açúcares na batedeira até que fique tudo bem branco e fofo. Adicione o melaço e misture bem, acrescente o ovo, o rum ou o Cointreau e misture, peneire todos os ingredientes secos e acrescente de uma só vez. Misture tudo com as mãos ou com o batedor tipo raquete da batedeira, apenas até que tudo se misture. Abra a massa entre em 2 folhas de papel-manteiga com 3 mm de espessura para cortar com os cortadores maiores, ou com 6mm de espessura para cortadores menores. Leve a geladeira por no mínimo 2 horas ou 24 horas. Corte a massa com ajuda de um cortador, leve para congelador por 15 minutos, retire as rebarbas e arrume numa fôrma com papel-manteiga. Leve de volta para o congelador por mais 15 minutos. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 15 a 20 minutos, tire da forma e coloque em uma grade para que esfriem. Para o glacê bata as claras, adicione o extrato de baunilha, o sal e o açúcar, bata tudo até obter uma mistura homogênea, utilize imediatamente em cima do biscoitos frios.

FELIZ NATAL!!!!




















Receita: Livro- Por uma vida mais doce - Danielle Noce
Matheus Curti

Nenhum comentário:

Postar um comentário