terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Rabanadas natalinas

Além do panettone, das castanhas e nozes, do frango, um dos pratos mais famosos das ceias de Natal é a Rabanada, que nada mais é que fatias de pão, mergulhadas no leite aromatizados, passado em ovos batidos e fritos em óleo bem quente e pra isso ficar melhor ainda, são passados no açúcar e na canela, um prato particularmente simples, mas de muito sabor, além do que a rabanada traz aquele clima magico do Natal.

Sua origem se remete a Portugal, porem no mundo todo podemos encontrar diversas variações dessa receita, inclusiva não podemos descartar a hipótese de que as rabanadas sofreram uma certa influencia francesa "Pain perdu". A que tudo indica a rabanada foi com o intuito de reaproveitar o pão amanhecido, chegou no Brasil pelos portugueses e logo ganhou o mundo todo.

Ingredientes:
1 pão baguete
1 litro de leite
1/2 xícara de Cointreau
Raspas de gengibre
Canela em pau
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de açúcar
5 ovos
Óleo para fritar
Açúcar e canela para passar no final

Preparo:
Em uma panela, leve o leite, o Cointreau, o gengibre, a canela em pau, o mel e o açúcar e deixe ferver e depois desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque o óleo para esquentar, e enquanto isso corte o pão em rodelas de 2 dedos de espessura. Quando o óleo estiver bem quente, mergulhe o pão no leite, depois passe no ovo e coloque para fritar, assim que estiver bem dourado, deixe escorrer no papel manteiga e passe no açúcar e sirva em seguida.
DICA: não deixe o pão muito ensopado de leite.






Nenhum comentário:

Postar um comentário