segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Manjar da Realeza Portuguesa

Natal passou e agora começa a preparação para o Ano novo, e nada melhor que passar a virada do ano com as pessoas que mais amamos e claro comendo, e hoje começa a temporada de Ano novo, com 5 receitas que não podem faltar na sua festa de final de ano, garanto que você não vai se arrepender.


A receita de hoje trata-se de uma delicioso MANJAR DE COCO COM CALDA DE AMEIXAS, com certeza essa sobremesa vai ser o maior sucesso na sua mesa de Final de Ano. A origem do Manjar branco é digna de da nobreza,tudo começou no século XVI e a receita do verdadeiro manjar branco faz parte dos 4 cadernos manuscritos da Princesa Portuguesa, a D. Maria que ela levou para seu casamento e ela. A receita original era feita com de uma maneira um pouco estranha, a receita dizia o seguinte: "“Tomareis o peito de uma galinha preta e pô-lo-eis a cozer sem sal, senão na água, e há-de ser não muito cozida, para que se possam tirar as fêveras inteiras. (...) E para este peito é mister um arretel de arroz (...) e uma camada de leite deitada no tacho, e sete onças de açúcar. E tomareis a galinha e darlhe-eis três machucadas num gral, e deitá-la-eis a farinha de arroz e (...) o sal com que se tempere, muito bem mexido. Então, pô-lo-eis no fogo e (...) a tempo batereis. Quando estiver cozido, deitar-lhe-eis o açúcar e, se não for muito doce, poder-lhe-eis lançar mais; e, como for cozido, tirai o tacho fora e enchei as escudelas e deitai-lhe açúcar pisado por cima”. Estranho não acha? Mas com o passar dos ano o doce foi se modificando e passou a ser feito com coco.

Vamos então para a receita:
Ingredientes:
6 colheres de sopa de amido de milho
2/3 de xícara de açúcar refinado
200ml de leite de coco
1 litro de leite integral

Calda:
400gr de ameixa seca sem caroço
1 xícara de açúcar cristal
3 xícaras de água
2 xícaras de vinho tinto
1 pau de canela
7 cravos-da-índia

Preparo:
Em uma panela adicione o amido, o leite de coco e o açúcar e mexa bem até não ficar nenhuma pelotinha, em seguida adicione o leite e leve ao fogo e vá mexendo até engrossar e você ver o fundo da panela, em seguida coloque em uma fôrma molhada com água e deixe esfriar, quando estiver fria, leve para a geladeira por no minimo 12 horas. Para a calda, coloque as ameixas, o açúcar e a água em uma panela e leve para ferver até que as ameixas estejam macias, em seguida retire a panela do fogo misture o vinho, a canela e os cravos e misture bem, e leve para o fogo por 10 minutos, desligue do fogo, deixe esfriar e leve para a geladeira. Escolha um prato em que você vai servir o manjar, e desenforme-o dentro e cubra ele com a calda de ameixas e só servir.



Receita: Livro- Por uma vida mais doce (Danielle Noce)
Matheus Curti

Nenhum comentário:

Postar um comentário