Todos vão concordar comigo que não tem coisa melhor do que aqueles sonhos de padaria com a aquele creme clássico ou até mesmo recheado com doce de leite ou goiabada e comer com uma boa xícara de café passado na hora. Aqui em casa tem uma pessoa viciada em sonhos de padaria, MEU PAI, sim ele come no minimo uns 5 sonhos. E é essa receita que eu ensino para você, SONHOS DE PADARIA, e também vou ensinar o recheio clássico e algumas variações. O sonho nada mais é que uma massa fermentada e frita em óleo quente e depois é recheada e polvilhada com açúcar de confeiteiro.
Aqui no Brasil conhecemos como sonho, mas ele também é muito conhecido por Bola de Berlim, por volta do ano de 1756 a Prússia estava a ponto de ser invadida, e um jovem padeiro foi recrutado para ajudar na artilharia trabalhando com bolas de chão, e seu superior vendo que ele não levava o menor jeito para artilharia e nem para lutar decidiu dispensa-lo. O jovem retornou as suas atividades de padeiro e decidiu criar um uma bola com massa fermentada e fritada em homenagem ao que tinha vivido quando foi recrutado, ele batizou a criação como "Berliner", depois o nome foi alterado para Bolas de Berlim, depois disso a receita se espalhou pelo mundo inteiro. As bolas de Berlim são tradicionais de Portugal e são semelhantes a Berliner que são alemães, a diferença é que as alemães são recheadas com um creme de frutas vermelhas, e em Portugal é recheado com um creme de confeiteiro.
Ingredientes:
500gr de farinha de trigo
2 gemas
2 colheres de sopa de açúcar cristal
30gr de fermente biológico seco
3 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal
1 xícara e 1/2 de água morna
Óleo para fritar
Açúcar de confeiteiro
Doce de leite para rechear
Recheio de goiabada:
200gr de goiabada
1/4 de xícara de água
Em uma panela coloque todos os ingredientes e em fogo baixo, mexa até dissolver toda a goiabada, retire do fogo e deixe esfriar.
Recheio Clássico:
1 lata de leite condensado
A medida da lata de leite integral
4 gemas
2 colheres de sopa de amido de milho
Extrato de baunilha a gosto
Em uma panela coloque o leite condensado, o leite e a baunilha e aqueça essa mistura, em uma tigela misture as gemas com o amido de milho, assim que a mistura de leite aquecer com uma concha coloque pouco a pouco nas gemas e vá mexendo (Isso ajuda para que as gemas não fiquem com aspecto de ovos mexidos), assim que tiver adicionado o leite na mistura de ovos, volte para a panela e assim que pegar fervura cozinhe por 3 minutos e retire do fogo e deixe esfriar.
Preparo da Massa:
Em uma tigela comece fazendo uma esponja, com 50gr de farinha, as 30gr de fermento, o açúcar e umas 5 colheres de sopa de água morna, deixe essa mistura por 15 minutos fermentando. Em uma tigela maior adicione o restante da farinha, as gemas, as 3 colheres de sopa de óleo, o sal, o restante da água e a esponja e misture tudo muito bem, deixe descansar por 2 horas. Em uma superfície enfarinhada, faça bolinhas não muito grandes e coloque em uma assadeira e cubra com um pano e deixe crescer por mais 30 minutos, enquanto isso aqueça o óleo. Com as bolinhas ja crescidas, delicadamente retire elas da assadeira e coloque elas para fritar, e vá girando elas com um garfo para elas ficaram com a coloração igualada, escorra em papel absorvente, e com uma faca corte as bolinhas até na metade e encha com o recheio de sua preferencia (goiabada, creme de confeiteiro, doce de leite, chocolate...)
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário