HOJE É SEXTA-FEEEEEEIRA, TUNTS TUNTS TUNTS.... Hoje já que é dia de sair com amigos, comemorar, ou até mesmo afogar as magoas da semana, te ensino a fazer uma BALINHA DE GOMA, mas não é uma simples balinha de goma, essa é calibrada com CACHAÇA. Essa é uma versão caseira daquela famosa bala de goma que a gente vê por ai, ela leva em sua composição gelatina sem sabor(você pode usar ágar-ágar), e você pode fazer qualquer fruta cítrica de sua preferencia, e cuide na hora de colocar a cachaça para que ela não fique muito forte.
A historia dessas balinhas ainda é desconhecida, existem muitas versões. Uma delas é que foram inventadas aqui no Brasil no século 19, elas eram conhecidas como balas japonesas ou balas de mistura, e eram feitas pelos imigrantes portugueses e italianos. As balas naquela época eram feitas com algum sabor da preferencia, corantes, água e açúcar, e era esticada com a mão, formando um bastão longo, depois era cortada em vários formatos.
Ingredientes:
200gr de açúcar cristal
180ml de água
Suco de 7 laranjas
Suco de 1 limão
1/2 fava de baunilha (opcional)
120ml de cachaça ou vodka
8 pacotes de gelatina sem sabor
Raspas da laranjas e do limão
Raspas de gengibre
Preparo:
Em uma panela misture o açúcar e a água, e deixe em fogo baixo até começar ferver. Ferver pincela água nas beiradas para que não cristalize a calda, quando as bolhas estiverem bem intensas, começa testar a calda, pegue um pouco da calda e despeje num potinho com água gelada, se ela endurecer na hora, esta no ponto das balas, adicione as sementes da baunilhas. Coe o suco das frutas e misture a gelatina no suco. Com a calda de açúcar ainda quente, coloque o suco com a gelatina e em fogo baixo mexa bem até dissolver toda a gelatina, adicione o gengibre. Despeje em refratário, e adicione a cachaça ou vodka, as raspas da laranja e limão e deixe endurecer em temperatura ambiente por 4 horas. Se for servir na hora polvilhe açúcar, senão for servir na horas não passe no açúcar.
Fonte: Dulce delight - Raiza Costa
Matheus Curti
Fonte: Dulce delight - Raiza Costa
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário