quarta-feira, 11 de março de 2015

Luxuoso, Requintado, Veludo Vermelho

Hoje vamos estender o tapete vermelho para um dos meus bolos favoritos, o BOLO RED VELVET, ou também BOLO VELUDO VERMELHO, esse bolo eu lembro que eu vi pela primeira vez em um programa de gastronomia, e desde então fiquei apaixonado por saber que aquele bolo que coloração vermelha, tem gosto de chocolate, mas não tem a cor marrom do chocolate, isso que eu acho mais incrível nele. Desde aquele dia eu procurei receita e mais receita dele e nenhuma dava certo, até que um dia eu achei e é essa que vou ensinar para vocês. 

O bolo em origem norte-americana, e o nome você já deve saber o porque, devido a sua coloração vermelha, como um veludo vermelho. E sabe de onde o bolo ficou mais conhecido? Na Segunda Guerra Mundial. Como na época eles tinham que poupar os alimentos que consumiam, então eles tinham que comer alimentos que ajudassem a suprir as forças no organismo. Sendo assim a beterraba que é uma alimento rico em ferro e sua cor vermelha deram origem a cor do bolo, pois eles começaram a fabricar muitos extratos da beterraba e assim foram sendo usados nos bolos, pois a beterraba era um alimentos de grande quantidade nos Estados Unidos. E assim a receita foi ganhando fama e hoje em dia é possível encontrar milhões de receitas do bolo red velvet.

Ingredientes:
Massa:
480gr de açúcar cristal
560gr de farinha de trigo 
40gr de cacau em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento
4 ovos
240gr de manteiga sem sal
200ml de água
300gr de iogurte natural
1 colher de sopa de corante vermelho
12gr de bicarbonato de sódio
4 colher de sopa de vinagre branco
2 colher de sopa de extrato de baunilha

Recheio:
300gr de chocolate branco picado
200ml de creme de leite
Bis branco

Cobertura
300gr de creme de leite fresco ou chantilly
4 colher de sopa de açúcar com canela (Só se você usar o creme de leite fresco)

Preparo:
Unte e coloque papel manteiga e enfarinhe duas formas de fundo falso (21cm), peneire a farinha, o cacau, o sal, o açúcar e o fermento em pó, em uma tigela misture o iogurte com o corante, em uma panela derreta a manteiga junto com a água, assim que derreter a manteiga desligue e deixe esfriar. Na mistura dos secos, adicione os ovos, o iogurte , a manteiga com a água e a baunilha e bata até ficar tudo bem homogêneo, misture o vinagre com o bicarbonato e junte a mistura do bolo, divida a massa nas duas formas e leve para assar a 200ºC. Depois de assado retire do forno, deixe esfriar, depois corte os bolos em fatias para rechear. Para o recheio, ferva o creme de leite e despeje em cima do chocolate picado, misture até derreter tudo e reserve. Para a cobertura é só bater o creme de leite em ponto de chantilly.

Montagem:
Coloque em cima de uma fatia do bolo,o recheio e pique alguns bis brancos dentro, coloque a outra fatia de bolo e mais recheio e faça isso até acabar toda a massa. Em seguida pegue o chantilly e cubra todo o bolo, decore com alguns bis brancos e flores da sua preferencia.

























Fonte: I could kill for dessert - Danielle Noce
Matheus Curti

Nenhum comentário:

Postar um comentário