Hoje o dia começa florido, você ja deve ter percebi que os pratos estão cada vez mais floridos, sobremesas ganham um toque super especial com arranjos de flores em cima dos topos de bolos, em docinhos, em outros prato como saladas, as floras dão um toque de delicadeza, frescor, adocicam e suavizam os pratos. E eu tenho que confessar que sou fã de comidas com flores naturais em cima, acho uma maneira super elegante e inusitada de fazer uma decoração super diferente. Mas o dilema é, Que flores eu posso usar? E como fazer elas durarem mais tempo nos pratos? Hoje é dia de explicar tudo isso.
Flores dão outra vida no prato, aquela comida que esta com uma cara toda desanimada, sem cor, a flor pode ser uma ótima opção para esses casos. As flores que são comestíveis são:
ABOBRINHA: Suas flores são conhecidas como Cambuquira, podem ser recheadas, usadas em sopas, risotos e saladas.
CAPUCHINHO: Muito usado em saladas, e suas cores variam entre amarelo e vermelho, seu gosto tem um leve apimentado.
VERBENA LIMÃO: Muito usado para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, seu cultivo começou no Chile e na Argentina.
AGAVE AMERICANA: Seu cultivo começou no México desde 1561, suas flores são muito consumidas com tortillas. O Agave é usado para a fabricação as bebidas tipicas do México Tequila e Mezcal.
AMOR PERFEITO: Sua textura é aveludada, e tem um sabor refrescante. Usado em saladas e para aromatizar vinagretes.
AÇAFRÃO: Sua flor é caríssima, para a fabricação de 1 kilo de açafrão são necessárias 100 mil flores.
ROSAS: Tão conhecidas, e essas eu ja sabia que eram comestíveis, pois eu comia quando era pequeno hahaha. Usadas para fazer geleias, decorar bolos, decorar saladas, e podem ser cristalizadas.
CALÊNDULA: Suas pétalas são usadas em arroz, peixe, sopas, queijos, iogurtes e omeletes, são usadas para dar coloração.
CARAMBOLAS: Sua flor é muito usada em saladas,
ENDRO: Flores usadas em picles de pepino ou de couve-flor. BORRAGEM: Quando sua flor esta seca tem uma coloração azul e mais velhas passam por uma cor mais rosada, usada em saladas.
CEBOLINHO: Mais conhecida como cebolinha, muito usada em comidas salgadas, devido ao seu gosto e cheiro.
CAMOMILA: Seu cultivo se originou no Sul e Centro da Europa, muita usada em chás e geleias.
PRÍMULA: Seu gosto é suave e adocicado, podem ser usadas para decorar bolos, saladas.
GERÂNIO: De mais diversas cores possíveis, podem ser usadas em saladas, decoração e o que sua imaginação desejar.
IPÊ-ROSA e IPÊ-ROXO: Podem ser usados para fazer chás, e decorar bolos, tortas, docinhos.
MURTA: Suas pétalas são utilizadas em saladas e saladas de frutas.
CRAVINA: Suas flores usadas em saldas, tortas de frutas, sanduíches, aromatizar vinagres, geleias, açúcar e vinho. Podem ser açucaradas e usadas para decorar bolos, seu corante é muito usado na confeitaria.
VIOLA ODORATA: esta é a violeta verdadeira, a violeta que encontramos nas floriculturas é a violeta-africana e não é comestível. Esta aqui é usada em saladas, cristalizadas podem ser usadas em bolos, pudins e sorvetes.
Se você quiser usar as flores em cima de bolos, eu costumo molhar um guardanapo com água e envolvo a ponta do caule onde foi cortado a flor, depois envolvo com um papel alumínio, e coloco no topo do bolo. Se for usar em saladas, aconselho deixar em um lugar fresco e arejado e de preferencia na água para que não escureçam e fiquem sempre frescas, na hora que for servir o prato, coloque as flores para que fiquem com o aspecto colorido e vivo. Espero que tenham gostado
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário