A receita original desse bolo vem do Trentino-Alto Adige, no qual fiz uma pequena adaptação nas frutas e troquei por amoras. A amora se deu origem na Europa, vem de uma arvore não muito grande, quando estão maduras apresentam uma cor arroxeada e de gosto doce mas sem muito açúcar, sua frutificação se dá na primavera e verão.
Este bolo é um dos símbolos da região de Trentino-Alto Edige, a igreja católica teve importante papel na culinária locar por conta do Concílio de Trento, convocado pelo papa Paulo 3º. A província era conhecida pela simplicidade de sua cozinha campestre até que os prelados católicos se estabeleceram na região levando consigo sofisticadas receitas das cortes europeias.
(Fonte:Livro Coleção cozinhas da Itália, Trentino-Alto Edige)
A receita é ótima para tomar com um delicioso café, uma cuia de chimarrão, o bolo fica com uma textura super incrível, e a cobertura de amoras dá uma sabor todo especial ao bolo. Segue a receita:
Ingredientes
250g de farinha de trigo
100g de farinha integral
6 gemas
6 claras batidas em neve
220g de manteiga derretida
200g de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
Essência de Baunilha
300g de amoras pretas ou mirtilos (ou qualquer outra frutas vermelha)
1/2 litro de água fervente
2 colheres de sopa de mel
Preparo:
Bata as gemas com o açúcar ate obter um creme bem fofo e espesso, junte as farinhas, o fermento, a manteiga, e a essência de baunilha a gosto, por ultimo incorpore delicadamente a clara em neve, espalhe a massa em uma forma de fundo removível, forrada com papel manteiga, pre aqueça o forno a 180ºC e leve a massa ao forno por cerca de 1 horas. Aguarde 10 minutos para desenformar. Numa panela afervente as amoras (reserve algumas para decorar), na água acrescente o mel e cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo até ficar com consistência de geleia. Fure a massa do bolo com um garfo, espalhe a cobertura ainda morna e decore com amoras e se quiser na hora de servir coloque uma colher de nata fresca, vai dar um sabor inconfundível no bolo.
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário