segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Café, café, café...!

Café uma das bebidas mais apreciadas do mundo, pois é café é vida. Pode ser forte, fraco, suave, com vodka, tequila, com leite, com chantilly, em forma de biscoito, cappuchino, macchiato...enfim café tem milhões de combinações maravilhosas.Tudo começou no século IX, originário das terras da Etiópia, onde se difundiu para todo mundo através do Egito e da Europa. A palavra café vem do árabe "gahwa" que significa vinho, devido a importância que a plante passou a ter para o mundo árabe
Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas ovelhas ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

Enfim isto é somente um pouco da historia do café, hoje vou ensinar uma receita maravilhosa, um cookie de café, para você tomar no seu café da manha, ou no lanche da tarde.

Ingredientes
150g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
125g + 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
100g + 2 colheres de sopa de açúcar
50g de açúcar mascavo
1 colher de sopa + 1 colher se chá de café solúvel granulado
2 colheres de chá de água quente
1 ovo grande

Preparo
Misture a farinha, o fermento e o sal e reserve. Numa tigela grande com a batedeira ou com um fouet, bata a manteiga com os açucares ate formar um creme clarinho. Quando chegar nesse ponto, dilua uma colher de sopa de café na água quente e misture ao creme juntamente com o ovo. misture ate ficar bem homogêneo, em seguida misture os ingredientes secos e misture ate ficar uma massa firma, coloque a massa em um plastico, e faça um cilindro e leve ao freezer por uma hora. Pré aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma com papel manteiga, retire a massa do freezer, e corte os cookies com 2 a 3 centímetros, coloque na forma e salpique um pouco de café e açúcar em cima e leve ao forno ate estiverem dourados. Quando sair do forno eles podem estar um pouco moles, mas logo eles ficam duros e incrivelmente crocantes.


























Matheus Curti

Nenhum comentário:

Postar um comentário