É só falar em alfajor que todo mundo já fica com muita vontade, afinal de contas quem é que não gosta de alfajor? Eu particularmente era viciado naqueles alfajores da argentina, porem já estou um pouco enjoado, então resolvi fazer minha própria receita de alfajor.
Você já se perguntou de onde veio o famoso Alfajor? Pois então ele surgiu do outro lado do mundo, na confeitaria arabe, onde seu verdadeiro nome era "Alhasú" que significa recheado, no ano de 711 ele chegou na España, e em 1896 ele ganhou o formato redondo. Existem historias que dizem que os primeiros alfajores foram feitos na Colômbia e no Peru.
Bom vamos para a receita:
Ingredientes
Massa:
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara chá de açúcar
1 ovo
2 gemas
5 xícaras chá de farinha de trigo
4 colheres sopa de mel
1/2 colher sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de essência de baunilha
Recheio:
Cobertura:
400gr de chocolate meio amargo derretido
Preparo:
Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar, o ovo e as gemas e reserve. À parte, misture a farinha de trigo, o mel, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e, se quiser, a essência de baunilha. Junte à mistura de manteiga reservada. Trabalhe bem a massa até ficar lisa e macia. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Abra a massa com um rolo entre dois filmes plásticos, deixando com espessura de 0,5cm. Com um cortador próprio, recorte círculos de cerca de 5 cm de diâmetro e arrume-os em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 8 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na própria assadeira, coberto com papel-manteiga. Em seguida pegue um bandinha passe o recheio de brigadeiro de oreo, coloque a outra metade da bandinha, e mergulhe dentro do chocolate, e deixe secar o chocolate. E depois é só se deliciar.
Matheus curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário