A receita de hoje na minha concepção é uma das mais adoradas e amadas por todo mundo, afinal de contas quem não gosta de um pãozinho de queijo quentinho, feito na horas e com uma boa dose de doce de leite. Confesso que eu procurei muito por uma receita de pão de queijo que eu achasse bom, e esse eu tenho que tirar o meu chapéu, pois ficou um dos melhores que eu já experimentei.
A origem do pão de queijo é incerta, mas calcula-se que foi por volta do século XVIII (perto da época da escravidão), nas fazendas mineiras era de costume servir os senhores com pão com café. Contudo a farinha que chegava para as cozinheiras era de péssima qualidade, portando elas passaram a substituir a farinha por polvilho, dando assim origem aos primeiros pães de queijo. Passado algum tempo a partir da década de 50 a receita ganhou sucesso, e hoje em dia países com Estados Unidos, Japão, Portugal e Itália importam os famosos e deliciosos pães de queijo brasileiro.
A receita é super fácil e pode ser preparada rapidamente e se você quiser fazer as bolinhas e congelar também da super certo.
Ingredientes:
300gr de polvilho azedo
160gr de polvilho doce
200ml de leite integral
100ml de água
85ml de óleo
2 colheres rasas de sobremesa de sal
2 ovos
260 de queijo minas curado ralado
Preparo:
Em uma panela coloque para ferver o leite, o óleo, a água e o sal. No bowl da batedeira, coloque os dois tipos de polvilho, quando a mistura de leite estiver fervida coloque por cima da mistura dos polvilho e misture com uma colher. Coloque a raquete ou o gancho da batedeira e bata bem até a massa estiver bem lisa, acrescente os ovos um a um e misture tudo, coloque o queijo e misture mais um pouco.(caso você não tenha a raquete e nem o gancho, você pode mexer com uma colher até esfriar, colocar os ovos e sovar com as mãos). Faça bolinhas (passe óleo nas mãos) e leve para assar em forno pré-aquecido a 170ºC por 25 a 30 minutos e depois é só se deliciar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário