Alguém ai já ouviu falar no nome dessa sobremesa? Pois é eu também não hahaha. Certo dia eu estava vendo algumas receita e teve uma que me interessou pelo seu nome e pelo seu formato e modo de fazer. Essa receita consiste em um bolo simples, uma Genoise, como se fosse um sanduíche, então vai uma fatia de bolo, uma camada de sorvete bem gelado e em cima uma fatia de bolo, e ao redor uma camada bem grossa de merengue, onde ele é colocado em um forno com uma temperatura super alta somente para dar cor ao merengue. BAKED ALASKA
A origem dessa sobremesa teve origem no século XIX, mas não se sabe o lugar onde ela se originou. Em um jantar na Casa Branca, um convidado de Thomas Jefferson disse que a sobremesa estava deliciosa, esse foi o primeiro vestígio do inicio dessa sobremesa. Já o nome Baked Alaska, teve origem no ano de 1876, em NY, no restaurante Delmonico's, essa receita foi criada em homenagem ao recém território conquistado do Alaska, depois ele foi mais popularizado pelo Chef Jean Giroix em um Hotel em Monte Carlo. Como eu falei antes o Baked Alaska é um sorvete muito duro, entre duas camadas de bolo pão-de-ló, onde é coberto por uma camada de merengue e depois ou é levado ao forno em temperatura muito alta para pegar cor ou é queimado com o maçarico.
Mas ai você me pergunta e o sorvete não derrete? Ele não tem tempo de derreter, pois a temperatura do forno esta muito alta sendo que o merengue pega cor muito rápido, e também o bolo e o merengue servem como um isolante térmico para o sorvete. Não é incrível isso? Vamos para a receita?
Ingredientes:
Massa:
2 ovos
125gr de açúcar cristal
125gr de farinha de trigo
Sorvete de sua preferencia
Merengue:
200gr de açúcar cristal
3 claras
Preparo:
Em um potinho de porcelana, não muito grande, coloque um plastico filme e em seguida coloque o sorvete dentro e leve ao freezer até a hora de usar (ele deve estar bem gelado, quase uma pedra de tão duro, e que o potinho não seja muito largo e nem muito alto). Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até eles virarem uma mistura esbranquiçada e fofinha, em seguida desligue a batedeira e adicione a farinha aos poucos e vá mexendo delicadamente com uma espatula para encorporar a farinha sem quebrar a aeração da massa, coloque em uma forma retangular untada e coberta com papel manteiga e leve ao forno preaquecido por 10 a 15 minutos ou até ela estar bem dourada. Retire do forno, desenforme e retire o papel manteiga e deixe esfriar. Misture as claras e o açúcar em uma tigela e leve em banho maria até o açúcar se dissolver, em seguida bata na batedeira até a mistura esfriar.
Montagem:
Nessa hora você deve estar com o forno ligado na temperatura mais alta. Corte o bolo do mesmo tamanho do sorvete, para que eles fiquem bem certo na hora de empilhar, com o bolo já cortado, retire o sorvete do pote e em uma prato que possa ir ao forno coloque uma fatia do bolo, depois o sorvete e depois outra camada do bolo, e passe o merengue ao redor, leve ao forno e assim que pegar cor no merengue retire imediatamente e esta pronto para servir.
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário