Um erro que deu certo, sim o petit gâteau foi um erro de preparo, e que foi um enorme sucesso, pra quem nunca comeu o petit gâteau ele nada mais é do que um bolinho com uma casquinha crocante por fora e por dentro uma textura molinha, cremosa, em ponto de calda e ela é quente e isso proporciona uma sensação incrível quando combinado com uma bola de sorvete bem gelada. Hoje vou ensinar a receita tradicional, mas hoje em dia existem mil e um tipos de petit gâteau, limão, doce de leite, goiabada, chocolate branco...enfim todos eles são incrivelmente deliciosos, e essa receita tradicional é uma base para você criar outros sabores.
Existem duas versoes de como surgiu o petit gâteau, uma delas é que o Chef de cozinha, deixou o fonro muito quente, e quando o bolinho foi ao forno ele cozinhou por fora e ficou mole por dentro, e mesmo assim os clientes do restaurante adoraram. A outra versão é de que ele foi criado por acaso pelo chef Jean-Georges Vongerichten, que errou a medida de farinha na massa, colocou pouca, mas isso sendo verdade ou não fez com que se tornasse um enorme sucesso em todo o mundo.
Ingredientes:
120gr de chocolate picado
120gr de manteiga sem sal
3 ovos
1/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
Preparo:
Coloque o chocolate e a manteiga juntos e derreta em banho maria, depois que estiver bem derretido, retire do banho maria e espere esfriar um pouco, adicione os ovos um a um e misture bem, em seguida coloque o açúcar e a farinha e misture bem. Em ramequins ou formas de petit gâteau, unte e enfarinhe muito bem, coloque a massa dentro e leve para assar em forno preaquecido a 180Cº por 15 minutos ou até quando a parte de fora estiver firme mas o meio fique com uma consistência mole, retire do forno, passe uma faca ao redor para desgrudar das laterais, coloque em um prato com uma bola de sorvete.
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário