Hoje começa uma nova temporada de VERÃO, receitas refrescantes, com a cara de verão para você se refrescar nesse calor, então fique ligado nos próximos posts do blog para conferir as receitas mais deliciosas e refrescantes. E hoje para começar com grande estilo e refrescancia, um delicioso BOLO DE SORVETE NAPOLITANO. Mas antes da receita vou colocar um pouca da historia do sorvete.
O primeiro registro da historia do sorvete surgiu a 4.000 anos atrás na China, quando foram congelada na neve uma mistura de feita a base de arroz e leite, muito rápido a mistura ganhou fama e respeito, mas isso era somente na nobreza que tinha acesso ao leite e a conservação do sorvete ate mesmo no verão. Em 1271, o veneziano Marco Polo, viajou ate a China e teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici, introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes - a primeira sorveteria da história.
A receita em si não complicada, nada mais é que uma base de brownie e sorvete napolitano e uma
Ingredientes:
4 ovos
150ml de leite integral
120ml de óleo de canola
1 1/4 de xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de cacau em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pote de 1 kg de sorvete napolitano
Preparo
Unte 1 formas e coloque papel manteiga no fundo, unte o papel manteiga. Misture os ovos, o leite, o óleo e a baunilha, em seguida adicione o açúcar mascavo. Peneire todos os ingredientes seco, e junte a mistura dos líquidos e mexa bem, coloque a massa na forma e leve no forno preaquecido a 170ºC por 1 hora, tire do forno e deixe esfriar. Após ter esfriado totalmente cubra o restante da forma com o sorvete e leve para o freezer por aproximadamente 2 horas ou de um dia para o outro. Desenforme o bolo e só servir. Não esqueça de guarda-lo no freezer.
Matheus Curti
Nenhum comentário:
Postar um comentário