segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Gâteau mille-feuilles

As frutas nesse verão são a melhor pedida para trazer todo aquele gostinho refrescante, e eu sou completamente apaixonado por frutas em doces, pois eu acho que elas deixam o doce no equilíbrio certo, fica o sabor doce e ao mesmo tempo o azedo das frutas, e eu acho que é isso que deixa os doces serem tão incríveis. Hoje eu faço uma versão um pouco diferente do clássico mil-folhas, uma versão de verão. BOLO MIL-FOLHAS COM FRUTAS.

Agora vamos saber um pouco mais sobre o mil-folhas, ele também é muito conhecido com "Napoleão", pois ele é uma homenagem ao ex-imperador, surgiu na França no século 17. Sua estrutura clássica é composta por 3 camadas de uma massa folhada fininha e um delicioso de creme pâtissière (creme confeiteiro), ele é considerado um doce difícil de ser preparado, mas eu sinceramente não acho ele difícil e sim trabalhoso, e como eu disse uma vez em post, você deve se arriscar a preparar estes pratos, pois assim você vai adquirir mais experiencia, e não tenha medo de errar. A unica parte trabalhosa é a massa folhada, mas não é um bicho de 7 cabeças, tenho certeza que você consegue, então dobre as mangas e mão na massa.

Ingredientes:
Açúcar para polvilhar
Figos e pêssegos (Você pode usar a fruta que quiser)
Folhas de hortelã
Raspas de laranja
Geleia de uva
100ml de creme de leite fresco ou nata
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de Cointreau
Flores comestíveis

Preparo:
Depois de ter feito a massa folhada, core ela em quadrados de 11cm X 7cm, asse elas em forno preaquecido a 200ºC, assim que elas estiverem crescidas, retire do forno polvilhe açúcar em cima, e leve ao forno novamente até caramelar o açúcar, depois disso retire do forno e deixe esfriar. Em uma tigela adicione o creme de leite fresco ou a nata e misture o açúcar, o Cointreau e bata até ponto de chantilly (Tome cuidado com a nata, eu aconselho a bater na mão, pois assim você tem um controle melhor da consistência). Com a massa folhada fria, comece a montagem. Espalhe uma camada de geleia de uva, uma camada de chantilly, as frutas picadas, as folhas de hortelã, as flores e no final as raspas de laranja e pronto é só se deliciar.




















Matheus Curti

Nenhum comentário:

Postar um comentário