Começou a nova temporada aqui do blog, com receitas de inverno, para você se esquentar nesses tempos de frio, e vamos começar por algo muito, mais muuuuuito bom, que é a sopa. Eu particularmente sou apaixonado por sopa, até porque eu tomo elas no verão e nas outras estações do ano. E a sopa é algo que você pode fazer de qualquer coisa, até sopa doce, mas hoje vou fazer uma salgada e tenho certeza de que você vai gostar, SOPA DE CEBOLA.
A sopa de cebola tem uma origem bem antiga, dizem que ela já era feita pelos romanos e gregos, mas foi um cara chamado François Pierre La Varenne que foi la e escreveu e registrou a receita, isso tem uma data de 1651, essa receita consiste em uma sopa gratinada e claro que depois surgiram outras versões e maneiras diversas de fazer. Ela é uma receita super fácil, e que fica uma delicia.
Ingredientes:
5 cebolas médias cortadas em fatias bem finas
1 litro e 1/2 de fundo de legumes ou 1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 1 e 1/2 litro de água morna.
Sal a gosto
Pimenta a gosto
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa rasa de farinha de trigo
Pão dormido (Vai depender do tamanho da sua panela)
Queijo parmesão quanto baste para gratinar
Preparo:
Com as cebolas cortadas, coloque em uma tigela e cobra com uma água bem quente, deixe uns 2 minutos e retire a água. Em uma panela de ferro ou alguma que dê para ir no forno (ou você pode fazer em uma outra panela e transferir para um refrataria que vá para o forno) derreta a manteiga, junte a cebola e frite ela até que esteja bem dourada, junte a farinha e misture muito bem, até formar uma pasta escura, adicione aos poucos o caldo de legumes até acabar o caldo, deixe cozinhar até que fique um caldo grosso, adicione o sal e a pimenta a gosto. Desligue o fogo, com as mãos vá quebrando pedaços do pão e cobrindo toda a superfície da sopa, em seguida coloque o queijo ralado em cima, e leve ao forno para gratinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário